Porque enviar SMS avisando o paciente 24 horas antes?

Se você trabalha em uma clínica odontológica, provavelmente já passou por essa situação: um paciente agendado se esquece de comparecer ou desmarcar a consulta. Isso gera remarcações, sendo que os encaixes podem demorar a ser agendados e a espera pela consulta pode aumentar ainda mais. Todos esses fatores deixam o cliente insatisfeito e aumenta os gastos da clínica.

Porque utilizar o SMS?

O envio de SMS é uma ótima forma de chegar até o paciente, já que todos os celulares possuem essa ferramenta. Além disso, o custo por SMS é mais barato do que o custo individual de uma ligação, fora o tempo gasto realizando as ligações.

O tempo gasto com confirmação de consultas pode levar até um dia inteiro, enquanto o envio de SMS é automático e muito eficaz quando bem implementado. Outra vantagem está na fidelização do cliente: o envio de SMS para confirmar a consulta demonstra atenção ao paciente e auxilia na construção de uma imagem positiva para a clínica.

Como implementar corretamente a confirmação via SMS

Um erro comum cometido por muitos consultórios é simplesmente passar a utilizar o SMS para confirmar, no entanto, o paciente nem sabia que receberia um SMS. Como ele não está esperando esse SMS pode ser que ele nem leve em consideração. É muito importante que avise seu paciente de que 24 horas antes da consulta dele, o mesmo receberá um SMS.

Ao avisar seu paciente, ele vai esperar o SMS chegar e ficará tranquilo pois sabe que será lembrado da consulta. Caso ele não confirme a consulta, isso não é um sinal totalmente ruim, pois ele viu o SMS e está ciente da consulta. A chance do paciente comparecer é grande.

Os resultados não aparecerão de um mês para outro

Seu cliente precisa estar ciente do SMS, por esse motivo pode demorar um pouco para que todos os pacientes fiquem sabendo que agora a confirmação passará a ser via SMS. Caso você esteja iniciando um consultório e ainda não acostumou seu paciente a receber ligações, você terá bem menos dificuldades e barreiras para implementar a ferramenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *