Como planejar os gastos do consultório durante o ano?

O fluxo de caixa é para todos os dentistas que desejam crescer. Sem ele você trabalha no escuro, não tem noção do que gasta e nem do que entra no caixa do consultório. Através desse relatório, você é capaz de saber a real situação financeira da sua clínica mês a mês e ter uma ideia se ela está gerando lucro, prejuízo ou ficando no empate.

Se todo final do mês não sobra dinheiro no caixa e você não tem ideia do motivo, esse artigo é para você. Vamos mostrar os benefícios de utilizar um fluxo de caixa.

Porque preciso saber o que é um fluxo de caixa?

Para uma empresa, fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio. De forma prática, você irá anotar todo o dinheiro que entra, com atendimentos, procedimentos, materiais etc.

Para tornar o processo mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas. É comum, em pequenas empresas, que essa organização comece por planilhas, mas o mais recomendável é utilizar uma ferramenta mais completa, como um sistema de gestão para clínicas e consultórios.

É de grande importância que você saiba tudo que entra e saí do caixa. Isso facilitará na hora de cortar gastos, escolhendo aquelas despesas que não são essenciais para o funcionamento do consultório.

Fluxo de caixa projetado

Planejar é importante, por esse motivo temos o fluxo de caixa projetado, onde você adiciona todos os gastos fixos e previstos do ano. Esse modelo vai utilizar como base a data de vencimento das contas, todas as contas lançadas com data de vencimento de cada mês do ano ficarão visíveis em seu fluxo de caixa.

Com a projeção, estamos falando de uma análise de tudo que ocorre no presente para prever o que ocorrerá no futuro. Se há uma larga distância entre o prazo para pagar fornecedores e receber de clientes, se a empresa gasta mais do que recebe ou se determinado setor está gastando mais do que normalmente gastaria. O fluxo de caixa irá revelar e, a partir daí, um gestor poderá definir as suas estratégias.

Como o Guia Odonto pode ajudar?

O software possui um relatório de fluxo de caixa, onde através do movimento de caixa você poderá registrar a previsão de gastos, adicionando data de vencimento futura (para cada mês). Com os tipos de despesas específicos saberá quanto gasta de imposto, pagamento de dentistas, além de recebimentos como cartão de crédito e cheques.

fluxo de caixa guia odonto


Receitas

Receita de cartão: valores automáticos vindo dos orçamentos, cujo tipo de pagamento vem de cartões.
Receita de convênio: valores automáticos vindo de orçamentos de convênio.
Receitas gerais: Valor total das receitas, menos as especificadas no relatório.
Receita com cheques: valores automáticos vindo de orçamentos, cujo tipo de pagamento vem de cheques.
Receita do mês: valor total recebido ou a receber no mês, a soma de tudo que se recebeu ou receberá.
Recebimento de empréstimo: valor especificado no movimento de caixa como “Recebimento De Empréstimo”.
Receita do mês com empréstimo: valor total recebido contando o empréstimo.

Gastos

Impostos: valor especificado no movimento de caixa que esteja dentro de “Impostos/taxas/obrigações”, poderá adicionar novos impostos nessa categoria.
Salários: valor especificado no movimento que esteja dentro de “Despesa com Auxiliar de Dentista” e “Despesa com Pessoal Adm”, poderá adicionar novas subcategorias como “Vale transporte”.
Despesas gerais: valor total de despesas cuja categoria não foi especificada no relatório.
Protético: valor especificado no movimento de caixa que tenha como categoria “Laboratório de Prótese”.
Repasse aos dentistas: valor especificado no movimento de caixa que tenha como categoria “Repasse dentista”.
Total de gastos: valor total gasto ou a ser gasto no mês.
Pagamento de empréstimo: valor especificado no movimento de caixa como “Pagamento De Empréstimo”.
Total de gastos com empréstimo: valor total gasto contando o empréstimo.

Resultados

Resultado do mês: diferença entre o que recebeu/receberá e o que gastou/gastará.
Resultado do mês com empréstimo: diferença entre o que recebeu/receberá e o que gastou/gastará contando o empréstimo.
Resultado acumulado: valor total dos ganhos menos gastos acumulados durante cada mês.

Com este relatório você ficará sabendo dos principais gastos de seu consultório, além de ter uma noção clara de como será seu ano. Lembrando que o relatório não projeta eventuais gastos inesperados, como demissões por justa causa. No entanto, é de grande importância a utilização do mesmo em seu consultório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *