O Guia Odonto possui dois modelos de orçamento. O primeiro tem como objetivo registrar o recebimento de um conjunto de procedimentos. A outra opção é voltada para mensalidades. Nesse, você cria parcelas para cada procedimento. O maior exemplo é a ortodontia.
Primeiro passo: escolha o procedimento
Um ótimo exemplo de mensalidade, é a manutenção de aparelho ortodôntico. E para criar o orçamento, primeiro acesse o prontuário do paciente e clique sobre o botão “Criar parcelas (mensalidade)”, botão abaixo do odontograma. Veja a imagem abaixo.
Selecione o procedimento e o número de parcelas e por fim, clique em “Salvar”.
Todas as parcelas aparecerão no plano de tratamento.
Segundo passo: selecione todos os procedimentos adicionados no plano de tratamento
Após selecionar os procedimentos, clique na opção “Orçamento de mensalidade?”.
Terceiro passo: escolha a data de vencimento da primeira parcela
Esse é o último passo da criação do orçamento, após escolher a data de vencimento da primeira parcela, clique em “Criar orçamento”.
Informação adicional: como receber do paciente
Uma vez criado, poderá acessar o orçamento na aba “Orçamentos”, dentro do prontuário do paciente. Clique em “Abrir orçamento”.
Aprove o orçamento antes de começar a adicionar pagamentos.
Adicione as informações de pagamento (forma de pagamento e banco), depois, clique em “Salvar”.
Com as informações de pagamento salvas, confira o valor no rodapé do orçamento e clique em “Pagar”. Você pode alterar o valor antes de clicar em pagar.
Você pode escolher entre adicionar a parcela com data de pagamento ou apenas criar a parcela. Em nosso exemplo, vamos criar uma parcela com data de pagamento. Clique em “Criar com data de pagamento”.
Todas as parcelas ficarão na parte superior do orçamento. O que identifica se a parcela está paga, é a data de pagamento, no último campo.